Capitão Planeta completa 20 anos

2010
09.10

Quem passou pela infância ou adolescência nos anos 90 certamente se lembra do grito “VAI, PLANETA!“,  proferido pelos cinco Planetóides ao invocar o super-herói mais politicamente correto de todos os tempos. O desenho, criado pelo multi-milionário Ted Turner, chamava a atenção de crianças e adolescentes para os problemas que o nosso planeta enfrentava – e enfrenta até hoje. Acabou fazendo um relativo sucesso, inclusive aqui no Brasil, bem representado pelo índio Mati e seu poder do… aham, coração.
Poluidores malignos e extratores de madeira ilegal não eram os únicos inimigos do Capitão Planeta. Em episódios até ousados para um desenho infantil, eram abordados temas como drogas e o vírus da AIDS. Ele pode não ter conseguido salvar o mundo – mas temos que reconhecer que o super-herói fez a sua parte em levar a conscientização ambiental para os lares.
Mas se engana quem acha que as aventuras do Capitão Planeta acabaram com o cancelamento do desenho, em 1996. Fundada em 1990, a Captain Planet Foundation recruta jovens em todo o mundo, bem ao estilo dos Planetóides, para ações ambientais voluntárias. Para se tornar um planetóide, basta acessar o site oficial da fundação e se inscrever. Como não podia deixar de ser, todo novo membro é recebido com a frase: “O PODER É DE VOCÊS!“.
Pra quem ficou com saudades, segue a abertura do desenho em português:

0 comentários:

Postar um comentário